Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Comunicado da Venezuela contra golpe do Brasil ao Mercosul
02 de agosto de 2016 Notícias
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

O Jornal Revolução Socialista expressa plena solidariedade ao presidente Nicolás Maduro e ao governo e povo venezuelano diante desta beligerante posição do ministro das Relações Exteriores, José Serra, em  desrespeito à institucionalidade e legalidade do Mercosul e ao esforço da República Bolivariana da Venezuela de desenvolver a América do Sul, como território de paz e integração econômica, bem concebida nas lutas dos povos e governos democráticos
da década passada (como no Brasil de Lula/Dilma e na Argentina de Néstor e Cristina Kirchner) e reforçada por Hugo Chávez quando disse: "Por isso hoje estamos nessa exata perspectiva histórica, este é nosso mundo, nosso lugar na história, este é nosso sítio, esta é nossa essência, América do Sul e, dentro desta grande pátria, o Mercosul como um grande motor. A Venezuela chega ao Mercosul por completo, com toda a nossa paixão, vontade e desejos de integrar-nos dignamente em um novo mecanismo de integração que vá mais além do comércio".

 

 

REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
MINISTÉRIO DO PODER POPULAR PARA RELAÇÕES EXTERIORES


COMUNICADO


A República Bolivariana da Venezuela, no pleno exercício de sua Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul - Mercosul, denuncia as manobras da direita extremista do sul do continente, conformada em uma nova Tripla Aliança, que vem atuando de maneira arteira, através de arranjos jurídicos, para tratar de obstaculizar o que por direito lhe corresponde.

A Venezuela rechaça categoricamente a invenção de uma fraudulenta tese, sem suporte no direito, para mascarar o procedimento ilegal expresso na falsa suposição de uma Presidência Pro Tempore vaga que exercemos legalmente desde o dia 29 de julho do corrente ano, com seus deveres e direitos, tal como foi oportunamente comunicado aos Estados-Parte mediante a Nota PPTV 01/2016.

Essa Tripla Aliança, integrada pelos governos da Argentina, Brasil e Paraguai, pretende reeditar uma espécie de Operação Condor contra a Venezuela, que persegue e criminaliza seu modelo de desenvolvimento e democracia, agressão que inclusive tenta destruir a institucionalidade e legalidade do Mercosul.

Por trás desse plano estão quem sempre conspiraram contra a união sul americana com o objetivo de impor o Consenso de Washington, na falsa convicção de que chegou o momento de fazer desaparecer a Revolução Bolivariana. É a Tripla Aliança da Direita e o Plano Condor contra o Bolivarianismo e as conquistas socioeconômicas de nossos povos. Forças retrógradas e neoconservadoras tentam trazer de volta as nefastas políticas neoliberais que mergulharam os povos do Sul em pobreza, miséria, desigualdade e exclusão de seus direitos humanos.

O Governo Bolivariano alerta aos povos do Mercosul diante das mentiras dos inimigos da integração e da união de nossa Região, que desconhecem, com suas omissões, o espírito desta história comum na qual os trabalhadores têm um papel protagônico.

A República Bolivariana da Venezuela, invoca como guia inequívoca para o exercício da Presidência Pro Tempore do Mercosul, o pensamento sulamericanista do Presidente Hugo Chávez, quando nos disse: "Por isso hoje estamos nessa exata perspectiva histórica, este é nosso mundo, nosso lugar na história, este é nosso sítio, esta é nossa essência, América do Sul e, dentro desta grande pátria, o Mercosul como um grande motor. A Venezuela chega ao Mercosul por completo, com toda a nossa paixão, vontade e desejos de integrar-nos dignamente em um novo mecanismo de integração que vá mais além do comércio".

 Caracas, 1º de agosto de 2016

 

Leia mais notícias e comentários relativos à atitude golpista do Brasil, via José Serra, contra a Venezuela no Mercosul.

Blog de FC Leite Filho
https://www.youtube.com/watch?v=7tlE2zzFnHM&feature=youtu.be

No Brasil247
http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/247298/Efeito-Serra-Venezuela-denuncia-a-volta-da-Tr%C3%ADplice-Alian%C3%A7a.htm

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/247093/Serra-assume-golpe-no-Mercosul-e-n?o-reconhece-Venezuela.htm

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/247287/Venezuela-reage-%C3%A0-carta-de-Serra-sobre-comando-do-Mercosul.htm


{Acessos: 98}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Eleições na Venezuela e a luta pela liberdade de Lula
Jamais uma revolução social enfrentou tantas eleições, em condições extremas de guerra econômica e ameaças do imperialismo, conspiração interna e sabotagens; mesmo assim teve continuidade com base no voto popular. Aprender as lições da Venezuela; centrar fogo na libertação e eleição de Lula em 2018.
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: