Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Comunicado da Venezuela contra golpe do Brasil ao Mercosul
02 de agosto de 2016 Notícias
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

O Jornal Revolução Socialista expressa plena solidariedade ao presidente Nicolás Maduro e ao governo e povo venezuelano diante desta beligerante posição do ministro das Relações Exteriores, José Serra, em  desrespeito à institucionalidade e legalidade do Mercosul e ao esforço da República Bolivariana da Venezuela de desenvolver a América do Sul, como território de paz e integração econômica, bem concebida nas lutas dos povos e governos democráticos
da década passada (como no Brasil de Lula/Dilma e na Argentina de Néstor e Cristina Kirchner) e reforçada por Hugo Chávez quando disse: "Por isso hoje estamos nessa exata perspectiva histórica, este é nosso mundo, nosso lugar na história, este é nosso sítio, esta é nossa essência, América do Sul e, dentro desta grande pátria, o Mercosul como um grande motor. A Venezuela chega ao Mercosul por completo, com toda a nossa paixão, vontade e desejos de integrar-nos dignamente em um novo mecanismo de integração que vá mais além do comércio".

 

 

REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
MINISTÉRIO DO PODER POPULAR PARA RELAÇÕES EXTERIORES


COMUNICADO


A República Bolivariana da Venezuela, no pleno exercício de sua Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul - Mercosul, denuncia as manobras da direita extremista do sul do continente, conformada em uma nova Tripla Aliança, que vem atuando de maneira arteira, através de arranjos jurídicos, para tratar de obstaculizar o que por direito lhe corresponde.

A Venezuela rechaça categoricamente a invenção de uma fraudulenta tese, sem suporte no direito, para mascarar o procedimento ilegal expresso na falsa suposição de uma Presidência Pro Tempore vaga que exercemos legalmente desde o dia 29 de julho do corrente ano, com seus deveres e direitos, tal como foi oportunamente comunicado aos Estados-Parte mediante a Nota PPTV 01/2016.

Essa Tripla Aliança, integrada pelos governos da Argentina, Brasil e Paraguai, pretende reeditar uma espécie de Operação Condor contra a Venezuela, que persegue e criminaliza seu modelo de desenvolvimento e democracia, agressão que inclusive tenta destruir a institucionalidade e legalidade do Mercosul.

Por trás desse plano estão quem sempre conspiraram contra a união sul americana com o objetivo de impor o Consenso de Washington, na falsa convicção de que chegou o momento de fazer desaparecer a Revolução Bolivariana. É a Tripla Aliança da Direita e o Plano Condor contra o Bolivarianismo e as conquistas socioeconômicas de nossos povos. Forças retrógradas e neoconservadoras tentam trazer de volta as nefastas políticas neoliberais que mergulharam os povos do Sul em pobreza, miséria, desigualdade e exclusão de seus direitos humanos.

O Governo Bolivariano alerta aos povos do Mercosul diante das mentiras dos inimigos da integração e da união de nossa Região, que desconhecem, com suas omissões, o espírito desta história comum na qual os trabalhadores têm um papel protagônico.

A República Bolivariana da Venezuela, invoca como guia inequívoca para o exercício da Presidência Pro Tempore do Mercosul, o pensamento sulamericanista do Presidente Hugo Chávez, quando nos disse: "Por isso hoje estamos nessa exata perspectiva histórica, este é nosso mundo, nosso lugar na história, este é nosso sítio, esta é nossa essência, América do Sul e, dentro desta grande pátria, o Mercosul como um grande motor. A Venezuela chega ao Mercosul por completo, com toda a nossa paixão, vontade e desejos de integrar-nos dignamente em um novo mecanismo de integração que vá mais além do comércio".

 Caracas, 1º de agosto de 2016

 

Leia mais notícias e comentários relativos à atitude golpista do Brasil, via José Serra, contra a Venezuela no Mercosul.

Blog de FC Leite Filho
https://www.youtube.com/watch?v=7tlE2zzFnHM&feature=youtu.be

No Brasil247
http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/247298/Efeito-Serra-Venezuela-denuncia-a-volta-da-Tr%C3%ADplice-Alian%C3%A7a.htm

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/247093/Serra-assume-golpe-no-Mercosul-e-n?o-reconhece-Venezuela.htm

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/247287/Venezuela-reage-%C3%A0-carta-de-Serra-sobre-comando-do-Mercosul.htm


{Acessos: 134}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Todo apoio a Lula que não se rende e registra sua candidatura neste 15 de agosto
Somente o povo mobilizado pode dar impulso à paralisia das instituições democráticas. Não só Lula Livre, mas Lula Presidente, requer um verdadeiro levante popular com ampla difusão nas TVs e rádios comunitárias, estendendo uma verdadeira Rede da Legalidade. Todos a Brasília, no dia 15 de agosto!
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: