Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Frente em defesa do Pré-sal e da Petrobrás
04 de março de 2016 Notícias
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

FONTE: OM - ASCOM PDT/ OM | 4 DE MARÇO DE 2016


Uma frente suprapartidária foi criada em Brasília nesta quinta-feira (3/3) com o objetivo de desencadear campanha nacional em defesa do pré-sal e da Petrobras mobilizando movimentos populares, centrais sindicais, entidades de juventude, militares nacionalistas, igrejas e a intelectualidade brasileira – para fazer frente aos projetos entreguistas que tramitam no Congresso, patrocinados por petrolíferas estrangeiras, como o PLS-131 do senador José Serra (PSDB-SP) e o substitutivo Romero Jucá (PMDB-RR), que começou a tramitar na Câmara com apoio do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e seus aliados.
Em linhas gerais a campanha, da qual o PDT já é parte,  será a mais ampla possível concentrando-se na defesa da soberania nacional, da Petrobras, do modelo de partilha do petróleo instituído em 2010 no lugar do regime de concessões às empresas estrangeiras , de FHC, de 1997; na defesa da geração de empregos no Brasil garantida pela continuidade da Petrobras como operadora única do pré-sal e na preservação da lei que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação e a saúde dos brasileiros.


A campanha congregará ações de curtíssimo prazo direcionadas aos deputados que integram a comissão especial formada na Câmara para, no prazo de 30 dias, se manifestar sobre a entrega ou não do petróleo brasileiro às empresas estrangeiras, enfraquecendo a Petrobras e desnacionalizando o pré-sal; e o conjunto de deputados que votarão as conclusões dessa comissão no plenário.


A campanha terá dois eixos gerais, que se retroalimentarão:  a) Articulação das centrais sindicais, dos partidos políticos de esquerda, dos movimentos populares, entidades de juventude, as igrejas, a intelectualidade, os artistas, setores nacionalistas (como os militares); e b) Realização de iniciativas dentro do parlamento para pressionar os deputados, além da promover atos em todas as capitais brasileiras para mobilizar a opinião pública contra a ofensiva de setores entreguistas no Congresso Nacional.


Como aconteceu na campanha “O Petróleo é Nosso”, que mobilizou a opinião pública nacional no final dos anos 40 e início dos anos 50 e terminou com a sanção, pelo presidente Getúlio Vargas, da Lei 2004 que criou a Petrobras e instituiu o monopólio estatal de petróleo no Brasil; a frente em defesa do pré-sal e da Petrobras pretende criar comitês  para enraizar e estruturar a campanha em todo o país ajudando na distribuição de adesivos, panfletos, cartazes, camisetas,  jornais e outras publicações.


Também está prevista a realização de audiências públicas em defesa do pré-sal e da Petrobras em Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores por todo o país, além de debates em universidades, escolas e igrejas – tendo por tema a questão do petróleo; além da mobilização de personalidades, artistas e intelectuais contra a entrega do pré-sal e da Petrobras.


Um calendário de atividades já foi montado e já estão previstos atos em defesa do pré-sal e da Petrobras em Goiânia no dia 11/3; em Belém, no dia 12/3;  em Salvador (BA) no dia 14/3; em São Luis, no dia 17/3, este promovido pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA), Líder do PDT na Câmara dos Deputados.  Estão em fase de organização atos nacionalistas no Rio de Janeiro, em Boa Vista, em São Paulo, Curitiba, e em Porto Alegre.
 


{Acessos: 171}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Todo apoio a Lula que não se rende e registra sua candidatura neste 15 de agosto
Somente o povo mobilizado pode dar impulso à paralisia das instituições democráticas. Não só Lula Livre, mas Lula Presidente, requer um verdadeiro levante popular com ampla difusão nas TVs e rádios comunitárias, estendendo uma verdadeira Rede da Legalidade. Todos a Brasília, no dia 15 de agosto!
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: