Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Notícias desde Cuba
28 de novembro de 2016 Notícias
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

Em Cuba inteira há uma comoção com a morte do grande condutor da Revolução, Comandante Fidel Castro. Luto oficial por 9 dias. Em  29 haverá ato solene na Praça da Revolução. Estarei lá. E 28 e 29 o povo, em todo o país, vai assinar um livro. O corpo vai ser cremado e colocadas as cinzas no túmulo onde está José Martí, no cemitério de Santa Efigênia, em Santiago de Cuba.  Autoridades, partidos políticos, sindicatos e organizações sociais do mundo inteiro rendem homenagens. Aqui a televisão apresenta depoimentos de intelectuais, artistas, amigos, autoridades  e muitos outros setores da sociedade cubana e  uma programação especial sobre a vida do eterno líder e suas participações e discursos em diferentes eventos de muitos países. Ocorre seu desaparecimento físico, mas  suas idéias permanecem vivas, como as de José Martí, de quem dizia ser o "autor intelectual do Moncada".
Viva Fidel!!!!

Maria Auxiliadora César
Representante de Nescuba em Havana
27/11/2016

 

Fidel morre no mesmo dia que, há 60 anos, sai do México com 82 homens rumo a Cuba no iate Granma para continuar a luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária.
Esta é a programação das honras fúnebres em sua homenagem em todo o país : dias 28 e 29 - assinaturas, reafirmando o compromisso  contido no conceito de Revolução (ver site Cuba Debate), expresso pelo Comandante no discurso de primeiro de maio de 2000; dia 29 às 19 h -  ato solene na Praça  da Revolução José Martí em Havana; dia 30 começa a Caravana da Liberdade, com as cinzas passando por toda  Cuba, acompanhada pelo povo que a esperará em vários pontos das cidades nas diferentes províncias até Santiago de Cuba, fazendo o caminho inverso daquele dia 1/1/1959, quando triunfou a Revolução. No dia 4/12 haverá ato na Praça da Revolução Antonio  Maceo em Santiago e depois um cortejo  levará as cinzas que serão colocadas junto ao túmulo de José Martí, no cemitério de Santa Efigênia.
A televisão continua com uma programação especial - história, depoimentos, vídeos, eventos, etc. - sobre o líder histórico da Revolução Cubana.
Durante estes dias em alguns horários salvas  serão disparadas em toda a Ilha.
Hasta siempre, Comandante!!!

 

Maria Auxiliadora César
Representante de Nescuba em Havana
28/11/2016


{Acessos: 149}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Eleições na Venezuela e a luta pela liberdade de Lula
Jamais uma revolução social enfrentou tantas eleições, em condições extremas de guerra econômica e ameaças do imperialismo, conspiração interna e sabotagens; mesmo assim teve continuidade com base no voto popular. Aprender as lições da Venezuela; centrar fogo na libertação e eleição de Lula em 2018.
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: