Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Telesul, 9 anos
25 de julho de 2014 Artigos
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

Em 24 de julho, a Telesur, emissora multi-estatal sediada na Venezuela, criada por Hugo Chávez para enamorar os povos por meio da integração cultural-informativa, completou 9 anos. Nesta data começou a emitir também em inglês.

O Brasil ainda não se associou à  emissora, embora esteja no Banco do Sul e na Petrosul. Mas, Lula aproveitou o belo programa De Zurda, quando a Telesur, na Copa, escalou Maradona como brilhante comentarista   –   para elogiar tanto o craque como a emissora criada por  Chávez. Lula disse que andando pelo mundo sempre vê  o sinal de Telesur e destacou sua função para a democratização e  integração informativas. Recordo um debate sobre mídia na Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, quando um deputado federal petista e também jornalista, argumentou que “a referência em matéria de comunicação era Lula e não Chávez”. A resposta veio pelo tempo e o vento, com o próprio Lula enaltecendo a Telesur como legado de Chávez. E também porque Lula tem reconhecido que não foi feito, ainda, todo o possível e necessário em matéria de democratização da comunicação no Brasil, nos 12 anos do PT no  governo. O desafio continua.

A Telesur já é captada em sinal aberto e gratuito na Argentina, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba, e, obviamente, Venezuela. É uma das razões das críticas da direita ao bolivarianismo, porque democratiza a informação, além de  erradicar  o analfabetismo, expandir os direitos sociais, pagar melhores salários e combater a fome e as doenças. E a Telesur, tal como queria Chávez,  faz não apenas a narrativa deste processo de transformações, mas é parte dele.

Creio ser justo admitir, que a esquerda brasileira tem uma dívida com a Telesur, cujo sinal está acessível apenas nas TVs Comunitárias de Brasília, Rio, Florianópolis e Recife. A TV Brasil sequer cumpre o convênio firmado com a Telesur. É hora de uma boa campanha para levar a TV Brasil a fazer parte do esforço de integração que o governo brasileiro já vem fazendo. Seria um bom presente de aniversário para a Telesur, essa filhota bonita do Chávez. E muito bom para os brasileiros.

Beto Almeida


{Acessos: 89}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Todo apoio a Lula que não se rende e registra sua candidatura neste 15 de agosto
Somente o povo mobilizado pode dar impulso à paralisia das instituições democráticas. Não só Lula Livre, mas Lula Presidente, requer um verdadeiro levante popular com ampla difusão nas TVs e rádios comunitárias, estendendo uma verdadeira Rede da Legalidade. Todos a Brasília, no dia 15 de agosto!
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: