Home
Videos
Edições impressas
Jornais anteriores
Contato
Sobre nós
Telesul, 9 anos
25 de julho de 2014 Artigos
Recomende essa matéria pelo WhatsApp

Em 24 de julho, a Telesur, emissora multi-estatal sediada na Venezuela, criada por Hugo Chávez para enamorar os povos por meio da integração cultural-informativa, completou 9 anos. Nesta data começou a emitir também em inglês.

O Brasil ainda não se associou à  emissora, embora esteja no Banco do Sul e na Petrosul. Mas, Lula aproveitou o belo programa De Zurda, quando a Telesur, na Copa, escalou Maradona como brilhante comentarista   –   para elogiar tanto o craque como a emissora criada por  Chávez. Lula disse que andando pelo mundo sempre vê  o sinal de Telesur e destacou sua função para a democratização e  integração informativas. Recordo um debate sobre mídia na Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, quando um deputado federal petista e também jornalista, argumentou que “a referência em matéria de comunicação era Lula e não Chávez”. A resposta veio pelo tempo e o vento, com o próprio Lula enaltecendo a Telesur como legado de Chávez. E também porque Lula tem reconhecido que não foi feito, ainda, todo o possível e necessário em matéria de democratização da comunicação no Brasil, nos 12 anos do PT no  governo. O desafio continua.

A Telesur já é captada em sinal aberto e gratuito na Argentina, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba, e, obviamente, Venezuela. É uma das razões das críticas da direita ao bolivarianismo, porque democratiza a informação, além de  erradicar  o analfabetismo, expandir os direitos sociais, pagar melhores salários e combater a fome e as doenças. E a Telesur, tal como queria Chávez,  faz não apenas a narrativa deste processo de transformações, mas é parte dele.

Creio ser justo admitir, que a esquerda brasileira tem uma dívida com a Telesur, cujo sinal está acessível apenas nas TVs Comunitárias de Brasília, Rio, Florianópolis e Recife. A TV Brasil sequer cumpre o convênio firmado com a Telesur. É hora de uma boa campanha para levar a TV Brasil a fazer parte do esforço de integração que o governo brasileiro já vem fazendo. Seria um bom presente de aniversário para a Telesur, essa filhota bonita do Chávez. E muito bom para os brasileiros.

Beto Almeida


{Acessos: 106}
Recomende essa matéria pelo WhatsApp


Faça seu Comentário



Comentários
Nenhum comentário para esse conteúdo.
EDITORIAL:

Apoio incondicional à candidatura Haddad-Manuela e à coligação!
Pela composição mais ampla com todas as forças de esquerda, progressistas, nacionalistas e democráticas e dissidentes do regime ditatorial neoliberal e fascista! É preciso contar com as divergências do inimigo. É preciso emplacar Haddad no primeiro turno.
Receba nossa newsletter

Videos recentes
Suplementos Especiais
Links Recomendados
Matérias recentes
Noticias recentes
Batalhas de Ideias
Comunicação
Ganma Hispan TV Press TV Russia Today TeleSUR
Palavras-chave
J. Posadas - Obras publicadas
Leituras sugeridas
A FUNÇÃO HISTÓRICA DAS INTERNACIONAIS Del Nacionalismo Revolucionario al Socialismo Iran - El proceso permanente de la revolucion Iran - El proceso permanente de la revolucion La musica, El Canto, La Lucha Por el Socialismo
Desenvolvido por Mosaic Web
Recomendar essa matéria: