por: Manuel Iraola - Revolução Socialista/SP
Notícias trágicas chegam no Dia da Amazônia e da Mulher Indígena, 9 em cada 10 terras indígenas da Amazônia enfrentam seca, 92% desses territórios, com falta de alimentos e água, povos relatam longos trajetos para garantir subsistência.
A descida do nível dos rios é comum nesta época do ano, mas está agravado pelo efeito do “El Niño”, fenômeno de aquecimento anormal do oceano Pacífico na linha do Equador, que, junto ao aquecimento do oceano Atlântico Norte, inibe a formação de nuvens.
Brasil registra 5.724 focos de incêndio, a Amazônia concentra 49,2% das queimadas, o país teve o pior agosto em 14 anos e setembro teve 17.976 pontos de fogo, em 5 dias, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Mato Grosso registrou 24% dos incêndios. 20% da Floresta Nacional de Brasília foi queimada, diz ICMBio. São Paulo, quadruplicou os focos de incêndio em três dias, atingindo 16 cidades, segundo a Defesa Civil.
Fumaça, tempo seco, baixa umidade do ar e calor extremo agravam condições respiratórias como asma e bronquite, e provocam tosse, dor de garganta e infecções em pessoas que não tinham problemas respiratórios.
A policia de vários estados declarou ter prendido pessoas provocando incêndios e há suspeita que alguns desses possam ter sido encomendados por organizações que comandam o tráfico de drogas. Isto em bem provável, mas as autoridades não nos enganam facilmente, o governo federal os governos estaduais e municipais fazem vista grossa a todos os empresários que poluem rios, mares e desmatam indiscriminadamente. Não é segredo que o Agronegócio se favorece muito com os incêndios criminosos, facilitando áreas para plantio de soja e que tem uma forte bancada no Congresso Nacional que permite a impunidade. As grandes indústrias não são fiscalizadas. A maioria dos veículos funciona com combustíveis fósseis. Tudo isso leva ao desequilíbrio ambiental e climático que vivemos.
A saída não é prender meia dúzia de pessoas que botam fogo por uns trocados, exigimos uma solução de verdade, a punição e cadeia para os mandantes dos crimes ambientais, dos empresários, dos políticos corruptos que só pensam no lucro e se beneficiam com os incêndios e com a crise ambiental para lucrar mais à custa de nossa saúde e de nossas vidas. Chega de impunidade!
Comments