top of page

Vitória na Linde Praxair da Argentina (White Martins)

Vitória na Linde Praxair da Argentina (White Martins)

Carta publicada pela Comissão de Fábrica da Linde Praxair

Tradução e adaptação: Manuel Iraola, jornalista do Sindicato dos Químicos/Unidos pra Lutar e Revolução Socialista/Psol.

 

15/03/2025 - Acordo na Linde Praxair, da Argentina (White Martins), após 99 dias de luta:

LUTAMOS PARA VENCER, VENCEMOS LUTANDO!

 

Após 99 dias de luta, os trabalhadores da Linde Praxair (White Martins) chegaram a um acordo com a empresa, conseguindo a reintegração de 5 dos 10 demitidos em 05/12/2024. Apesar do gosto amargo de não termos conseguido a reintegração de todos, alguns com muitos anos de história e fundamentais para a nossa organização, acreditamos que os trabalhadores venceram.

Vencemos porque pela primeira vez na história, conseguimos fazer greve nas 5 empresas da Linde Praxair na região metropolitana de Buenos Aires, em dezembro, por 24 horas e em fevereiro por 4 dias, colocando os patrões em xeque e obrigando as grandes empresas da região a paralisar sua produção por falta de gases (produzidos na Linde Praxair).

Vencemos porque durante 20 anos sustentamos que os pilares da nossa organização são a assembleia, a ação direta, a unidade e a solidariedade e nestes 99 dias de luta, apesar das dificuldades, todas as decisões foram tomadas em assembleia, única forma de alcançar a vitória. Mantivemos a unidade de todos os trabalhadores da fábrica e de outras categorias da região, trabalhadores de outras indústrias, dos nossos bairros e fortalecemos as relações de solidariedade com outras organizações sindicais, políticas, sociais e de bairro, com as quais mantivemos o acampamento nas portas das fábricas, mas também fizemos panfletagens, cozinhas comunitárias, pintamos muros, e fizemos reuniões para organizar a manifestação na Rodovia Panamericana em 10/02.

Nós vencemos porque alcançamos uma tremenda solidariedade nacional e internacional e uma impressionante disseminação do nosso conflito e dos nossos métodos de organização e luta, formas de luta desenvolvidas pela classe trabalhadora ao longo de sua história.

Vencemos porque os patrões não conseguiram atingir seu objetivo, que era destruir nossa organização dentro das fábricas, nossa unidade, para continuar com um plano de demissões, precarização e piora das condições de trabalho e nosso método de organização e luta para disciplinar os trabalhadores.

Vencemos porque, em um contexto político muito adverso para o povo, com um presidente que despreza os trabalhadores e suas lutas e se gaba de implementar o maior ajuste da história, onde demissões e fechamentos de fábricas acontecem todos os dias, conseguimos reintegrar metade dos demitidos.

Infelizmente, nestes 99 dias, os trabalhadores da Linde Praxair (White Martins), além de lutar contra os patrões, tiveram que enfrentar o sindicato químico e petroquímico da Buenos Aires e região, que nunca entendeu a importância da luta e, em vez de ajudar a preparar a greve em janeiro, assinou um acordo com os patrões na secretaria nacional do trabalho sem consultar os trabalhadores que, ao saberem, o rejeitaram em assembleia, por unanimidade. Esse sindicato tentou meter medo na cabeça dos trabalhadores das filiais da empresa e o resto da categoria argumentando que os trabalhadores da fábrica "são todos esquerdistas", que "a única coisa que querem é mais dinheiro", que "querem dividir o sindicato" e que "estão procurando cargos na chapa do governador". Atuaram contra a greve ameaçando com que poderia ser declarada ilegal, que todos seriam demitidos por justa causa que por falta de gás para a YPF (empresa similar à Petrobras), que poderiam ser alvo de um processo criminal e suspendeu a greve em algumas Unidades, por telefone!

Por todas essas razões, temos orgulho da nossa luta e, apesar do gosto amargo das demissões, reafirmamos nosso caminho, que são as assembleias, a ação direta, a unidade e a solidariedade para enfrentar não apenas os patrões da Linde Praxair (White Martins), mas todos os patrões e o governo Milei que ataca as trabalhadoras e os trabalhadores, dos aposentados, dos dissidentes, das minorias e da soberania nacional.

Direitos se defendem lutando!

UNIDADE DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES E DE TODOS OS SETORES QUE LUTAM!

Comissão de Fábrica e trabalhadores da Linde Praxair (White Martins) Unidade da cidade de Pacheco, Buenos Aires (15/03/25).

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024  Revolução Socialista - Brasil. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por: Arte Net

bottom of page